Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. Queda de gigantes, primeiro volume da trilogia "O Século", de Ken Follett, começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente – as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos.
De maneira brilhante, Follett descreve a saga de famílias de diferentes origens e apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista. Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta.
Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha.
Enquanto a ação se desloca entre Londres, São Petersburgo, Washington, Paris e Berlim, Queda de gigantes retrata um mundo em rápida transformação, que nunca mais será o mesmo. O século XX está apenas começando.
Reviews (192)
Five Stars
Amazing
Five Stars
Excelent book !
Livro tão bom que o tamanho não cansa.
Livro cheio de informações e personagens que fazem o romance histórico de Ken Follet ser realmente a Trilogia do Século. No que se refere a romance histórico esse é uma excelente obra para os que tem preguiça de sair caçando todos os marcos referentes à primeira grande guerra, porque o romance e tão fluído que você acaba entendendo todo o contexto ao final do livro sem perceber que não parou nenhuma hora para decorar nada que cairia na prova. O melhor é que o autor também descreve os acontecimentos sobre o ponto de vista de diferentes personagens, e ao explorar esses personagens também explora o que aconteceu em diferentes países antes, durante e depois da guerra.
O início de uma trilogia viciante!
Primeiro volume da trilogia que compreende a História do mundo (do Hemisfério Norte) no século XX, Queda de Gigantes tem seus personagens (galeses, ingleses, alemães, russos e americanos) bem posicionados nos acontecimentos que desencadearam a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, bem como seu desenvolver e consequências. Como já é de costume do Ken, o foco está no drama dos personagens, suas ideologias e motivações, como plano de fundo os acontecimentos que derrubaram os gigantes impérios que regiam a vida das pessoas. Começando a trama no pré-I Guerra Mundial, conhecemos Ethel e Billy Williams, jovens corajosos da classe trabalhadora e socialistas; os irmãos aristocratas Fitz e Maud Fitzherbert, que não poderiam ser mais diferentes, uma vez que ele é um conde conservador e ela uma sufragista, feminista, humanista, com pensamentos liberais para a aristocracia (ela administra uma clínica pediátrica para mães solteiras e pobres); Maud em tempos de guerra, opta por manter seu romance escondido com Walter Von Ulrich, um diplomata alemão em Londres, mas agora um oficial e espião inimigo de seu país dos EUA, Gus Dewar é um jovem assessor do presidente, que acompanha nos esforços contra a guerra e a criação de uma liga entre as nações que possa futuramente impedir conflitos parecidos. No Império Russo, conhecemos os irmãos Grigori e Lev Peshkov, trabalhadores da indústria metalúrgica que sonham uma vida melhor nos EUA, onde o povo pode escolher seus líderes pelo voto. Particularmente, gostei mais do núcleo russo, onde acompanhamos o personagem Grigori Peshkov, que veio de família camponesa mas perdeu os pais por crime de usar (por necessidade) a propriedade de nobres (que sequer davam uso para tais terras) ou ao participar de manifestações cobrando ações do czar, participa ativamente na tomada do poder pelo povo, dando origem ao governo comunista soviético. Muitas reflexões sob a ótica do Grigori, me fez enxergar como o povo russo chegou ao ponto de fazer uma revolução e “cair” nas mãos do comunismo, que vindo das ideais socialistas de Marx, em teoria é muito atrativo (assim eu penso), seja vendo muita luta e esforços de muitas pessoas que não saem pobreza ou a vida sem esforço e privilegiada da minoria nobre e rica. Há uma cena que Grigori descreve de quando era criança, em que seu vilarejo todo ficou um dia inteiro ao lado da estrada, preparam o pão de boas-vindas tradicionais para o czar que passaria por ali e no final ninguém consegue sequer ver a carruagem, que ao passar a toda velocidade, só era possível ver a poeira que levantou. Está cena eu gosto que comprar com uma outra cena em que o rei e a rainha da Grã-Bretanha mudam o que seria um pequeno cortejo por uma cidade no interior do País de Gales para visitar famílias de vítimas de uma tragédia ocorrida no lugar. Bem, sabemos qual família real ainda se mantém não somente como superstar, mas também simplesmente viva atualmente.
Primeiro da Trilogia
Sou leitora de Follett desde o premiado "O Buraco da Agulha", publicado no final da década de setenta. Portanto, a notícia de que ele estava envolvido no projeto de uma trilogia cujo palco é o século XX, vinha despertando minha curiosidade já há algum tempo. Com mais de mil páginas, o primeiro volume "Queda de Gigantes" não só capturou meu interesse como ultrapassou minhas expectativas. Sem dúvida, O escritor é um exímio contador de histórias cujas personagens são coadjuvantes, participam indiretamente, de importantes acontecimentos históricos. A narrativa vai de 1911 até 1924, uma época de drásticas transformações que alteraram por completo o mapa-múndi. Da exploração do operariado pela aristocracia britânica até os bastidores da Revolução Russa, trata-se de uma verdadeira aula de história apresentada mediante diferentes ângulos que atinge seu ápice com o relato da Primeira Guerra Mundial. Confesso que pouco sabia sobre o conflito, tão mal apresentado no meu tempo de estudante. Com personagens críveis, sem dúvida, esse é um romance que prima pelas mulheres fortes como a governanta Ethel Leckwith e Lady Maud Fitzherbert, capazes de desafiar a moralidade da época, não só em nome do amor, mas na busca de um mundo mais justo. Prepare-se para se emocionar e tenha certeza que há outros desafios pela frente. "Inverno no Mundo" e "Eternidade Por Um Fio" completam a série e estão aguardando sua leitura.
QUEDA ESPETACULAR
Enfim, li a trilogia inteira: - Queda de Gigantes ( 908 pg) - Inverno do Mundo ( 874 pg) - Eternidade Por Um Fio (1069 pg) É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea. Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso. O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação. Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico. A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade. Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado. É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto. Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental... Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas. A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte. Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Imperdível
Pra mim Ken Follet é um dos melhores escritores da atualidade e escreve romances históricos de maneira genial. Me apaixonei por ele ao ler Pilares da Terra, uma verdadeira obra-prima, e Queda de Gigantes é tão incrível quanto, principalmente se levarmos em conta o desafio que deve ter sido escrever um romance tão envolvente tendo como cenário o complexo início do século XX. Através da história de cinco famílias, o autor nos mostra a situação política, social e cultural do pré-guerra na Europa e nos Estados Unidos, e é através da interação dos membros dessas famílias que poderemos observar os mecanismos que desencadearam a Primeira Guerra Mundial e as suas consequências. O toque de genialidade foi conseguir abordar a história através de personagens diferentes, de países, classes sociais e ideologias diferentes, amarrar tudo com participações especiais de personagens que realmente existiram, sem perder em nenhum momento o fio da história para, enfim, mostrar que na Guerra não existem vencedores. Num primeiro momento a grande quantidade de páginas pode até assustar os leitores menos assíduos, mas a narrativa é tão fluída e cativante que é impossível não se identificar com a luta dessas famílias por dias melhores e não torcer pelos seus personagens favoritos.
Viciante!
O livro conta a história de personagens fictícios (os protagonistas) situando-os em acontecimentos reais da história da humanidade. Com isso, consegue prender o leitor ao mesmo tempo que "ensina história" de uma forma leve e ao mesmo tempo profunda, visto que passamos a analisar alguns acontecimentos de época sob a ótica desses personagens. Os desdobramentos de cada acontecimento também pode ser acompanhado com o passar do tempo dentro da história, e o mesmo acontece co os demais livros da trilogia. A vontade que temos, ao ler o livro, é de pesquisar mais sobre a primeira e a segunda guerra mundial e sobre os líderes da época, pois nos damos conta que há muito mais para entender e aprender sobre o período.
Grande ideia!
Começo fazendo uma ressalva: este é o primeiro livro de uma trilogia. Ao final do terceiro, será mais adequado fazer uma avaliação da obra. Mas a ideia é ótima. O autor escreve um romance fascinante, que se passa acompanhando a história de várias famílias, em diversos locais, ao longo do século XX, tendo como pano de fundo exatamente a História nesse período. Assim, ao mesmo tempo podemos apreciar o romance e aprender sobre os fatos mais marcantes da época. Excelente ideia!
Uma aula de história e de vidas humanas!
Trata-se do primeiro volume da trilogia "O século" e o mestre Ken Follett ao contar a história de cinco famílias de países diferentes consegue entrelaçar a vida e a história de uma maneira soberba. Ler Ken Follett é ter certeza de um texto bem pesquisado e onde a ficção do autor é misturada a fatos reais de uma maneira que já nem sabemos o que é fato ou o que é versão. Mais uma obra-prima de um autor memorável. Recomendado com louvor.
Five Stars
Amazing
Five Stars
Excelent book !
Livro tão bom que o tamanho não cansa.
Livro cheio de informações e personagens que fazem o romance histórico de Ken Follet ser realmente a Trilogia do Século. No que se refere a romance histórico esse é uma excelente obra para os que tem preguiça de sair caçando todos os marcos referentes à primeira grande guerra, porque o romance e tão fluído que você acaba entendendo todo o contexto ao final do livro sem perceber que não parou nenhuma hora para decorar nada que cairia na prova. O melhor é que o autor também descreve os acontecimentos sobre o ponto de vista de diferentes personagens, e ao explorar esses personagens também explora o que aconteceu em diferentes países antes, durante e depois da guerra.
O início de uma trilogia viciante!
Primeiro volume da trilogia que compreende a História do mundo (do Hemisfério Norte) no século XX, Queda de Gigantes tem seus personagens (galeses, ingleses, alemães, russos e americanos) bem posicionados nos acontecimentos que desencadearam a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, bem como seu desenvolver e consequências. Como já é de costume do Ken, o foco está no drama dos personagens, suas ideologias e motivações, como plano de fundo os acontecimentos que derrubaram os gigantes impérios que regiam a vida das pessoas. Começando a trama no pré-I Guerra Mundial, conhecemos Ethel e Billy Williams, jovens corajosos da classe trabalhadora e socialistas; os irmãos aristocratas Fitz e Maud Fitzherbert, que não poderiam ser mais diferentes, uma vez que ele é um conde conservador e ela uma sufragista, feminista, humanista, com pensamentos liberais para a aristocracia (ela administra uma clínica pediátrica para mães solteiras e pobres); Maud em tempos de guerra, opta por manter seu romance escondido com Walter Von Ulrich, um diplomata alemão em Londres, mas agora um oficial e espião inimigo de seu país dos EUA, Gus Dewar é um jovem assessor do presidente, que acompanha nos esforços contra a guerra e a criação de uma liga entre as nações que possa futuramente impedir conflitos parecidos. No Império Russo, conhecemos os irmãos Grigori e Lev Peshkov, trabalhadores da indústria metalúrgica que sonham uma vida melhor nos EUA, onde o povo pode escolher seus líderes pelo voto. Particularmente, gostei mais do núcleo russo, onde acompanhamos o personagem Grigori Peshkov, que veio de família camponesa mas perdeu os pais por crime de usar (por necessidade) a propriedade de nobres (que sequer davam uso para tais terras) ou ao participar de manifestações cobrando ações do czar, participa ativamente na tomada do poder pelo povo, dando origem ao governo comunista soviético. Muitas reflexões sob a ótica do Grigori, me fez enxergar como o povo russo chegou ao ponto de fazer uma revolução e “cair” nas mãos do comunismo, que vindo das ideais socialistas de Marx, em teoria é muito atrativo (assim eu penso), seja vendo muita luta e esforços de muitas pessoas que não saem pobreza ou a vida sem esforço e privilegiada da minoria nobre e rica. Há uma cena que Grigori descreve de quando era criança, em que seu vilarejo todo ficou um dia inteiro ao lado da estrada, preparam o pão de boas-vindas tradicionais para o czar que passaria por ali e no final ninguém consegue sequer ver a carruagem, que ao passar a toda velocidade, só era possível ver a poeira que levantou. Está cena eu gosto que comprar com uma outra cena em que o rei e a rainha da Grã-Bretanha mudam o que seria um pequeno cortejo por uma cidade no interior do País de Gales para visitar famílias de vítimas de uma tragédia ocorrida no lugar. Bem, sabemos qual família real ainda se mantém não somente como superstar, mas também simplesmente viva atualmente.
Primeiro da Trilogia
Sou leitora de Follett desde o premiado "O Buraco da Agulha", publicado no final da década de setenta. Portanto, a notícia de que ele estava envolvido no projeto de uma trilogia cujo palco é o século XX, vinha despertando minha curiosidade já há algum tempo. Com mais de mil páginas, o primeiro volume "Queda de Gigantes" não só capturou meu interesse como ultrapassou minhas expectativas. Sem dúvida, O escritor é um exímio contador de histórias cujas personagens são coadjuvantes, participam indiretamente, de importantes acontecimentos históricos. A narrativa vai de 1911 até 1924, uma época de drásticas transformações que alteraram por completo o mapa-múndi. Da exploração do operariado pela aristocracia britânica até os bastidores da Revolução Russa, trata-se de uma verdadeira aula de história apresentada mediante diferentes ângulos que atinge seu ápice com o relato da Primeira Guerra Mundial. Confesso que pouco sabia sobre o conflito, tão mal apresentado no meu tempo de estudante. Com personagens críveis, sem dúvida, esse é um romance que prima pelas mulheres fortes como a governanta Ethel Leckwith e Lady Maud Fitzherbert, capazes de desafiar a moralidade da época, não só em nome do amor, mas na busca de um mundo mais justo. Prepare-se para se emocionar e tenha certeza que há outros desafios pela frente. "Inverno no Mundo" e "Eternidade Por Um Fio" completam a série e estão aguardando sua leitura.
QUEDA ESPETACULAR
Enfim, li a trilogia inteira: - Queda de Gigantes ( 908 pg) - Inverno do Mundo ( 874 pg) - Eternidade Por Um Fio (1069 pg) É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea. Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso. O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação. Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico. A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade. Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado. É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto. Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental... Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas. A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte. Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".
Imperdível
Pra mim Ken Follet é um dos melhores escritores da atualidade e escreve romances históricos de maneira genial. Me apaixonei por ele ao ler Pilares da Terra, uma verdadeira obra-prima, e Queda de Gigantes é tão incrível quanto, principalmente se levarmos em conta o desafio que deve ter sido escrever um romance tão envolvente tendo como cenário o complexo início do século XX. Através da história de cinco famílias, o autor nos mostra a situação política, social e cultural do pré-guerra na Europa e nos Estados Unidos, e é através da interação dos membros dessas famílias que poderemos observar os mecanismos que desencadearam a Primeira Guerra Mundial e as suas consequências. O toque de genialidade foi conseguir abordar a história através de personagens diferentes, de países, classes sociais e ideologias diferentes, amarrar tudo com participações especiais de personagens que realmente existiram, sem perder em nenhum momento o fio da história para, enfim, mostrar que na Guerra não existem vencedores. Num primeiro momento a grande quantidade de páginas pode até assustar os leitores menos assíduos, mas a narrativa é tão fluída e cativante que é impossível não se identificar com a luta dessas famílias por dias melhores e não torcer pelos seus personagens favoritos.
Viciante!
O livro conta a história de personagens fictícios (os protagonistas) situando-os em acontecimentos reais da história da humanidade. Com isso, consegue prender o leitor ao mesmo tempo que "ensina história" de uma forma leve e ao mesmo tempo profunda, visto que passamos a analisar alguns acontecimentos de época sob a ótica desses personagens. Os desdobramentos de cada acontecimento também pode ser acompanhado com o passar do tempo dentro da história, e o mesmo acontece co os demais livros da trilogia. A vontade que temos, ao ler o livro, é de pesquisar mais sobre a primeira e a segunda guerra mundial e sobre os líderes da época, pois nos damos conta que há muito mais para entender e aprender sobre o período.
Grande ideia!
Começo fazendo uma ressalva: este é o primeiro livro de uma trilogia. Ao final do terceiro, será mais adequado fazer uma avaliação da obra. Mas a ideia é ótima. O autor escreve um romance fascinante, que se passa acompanhando a história de várias famílias, em diversos locais, ao longo do século XX, tendo como pano de fundo exatamente a História nesse período. Assim, ao mesmo tempo podemos apreciar o romance e aprender sobre os fatos mais marcantes da época. Excelente ideia!
Uma aula de história e de vidas humanas!
Trata-se do primeiro volume da trilogia "O século" e o mestre Ken Follett ao contar a história de cinco famílias de países diferentes consegue entrelaçar a vida e a história de uma maneira soberba. Ler Ken Follett é ter certeza de um texto bem pesquisado e onde a ficção do autor é misturada a fatos reais de uma maneira que já nem sabemos o que é fato ou o que é versão. Mais uma obra-prima de um autor memorável. Recomendado com louvor.
Surpreendente
Admito que comprei esse livro em 2018, e apenas fui ler esse ano. Acredito que tinha medo do tamanho, de ser aquele livro cansativo e que nunca mais acaba. Mas na verdade muito pelo contrário. Ele de fato é longo, mas logo que vc começa a ler e percebe para onde a história está indo vc quer que o livro seja longo. De verdade, fiquei triste quando acabou. Me apeguei aos personagens, todos muito diferentes, e eu me pegava muito curiosa para saber o que iria acontecer com eles. Releembrei muitos fatos da história que aprendi na escola e não lembrava mais, e foi como se eu estivesse presenciando realmente bem de perto as situações. Meus personagens preferidos acredito terem sido Walter, Billy e a Ethel. Ansiosíssima para ler o segundo. Como quase ninguém fala de Ken Follet? Grande autor. Já virei fã.
Uma aula empolgante de história
A grande qualidade de Ken Follet neste primeiro livro da trilogia - eu já comprei os outros dois, mas ainda não os li - é mesclar fatos históricos reais do início do século 20, com seus personagens fictícios. Ele usa suas personagens para retratar de forma empolgante as transformações ocorridas na sociedade - especialmente a Europeia – a partir da Primeira Guerra Mundial. O livro, além de excelente diversão, mudou a forma como eu entendia esse conflito. Espetacular.
Sensacional
Terceiro livro de Ken Follett que leio já e é o que mais me impressionou. História sensacional, digna de um filme. Todos os personagens são cativantes, logo no começo nos conectados por alguns deles. A ambientação histórica é excelentíssima, parecendo ser uma história real que poderia ter acontecido. O livro pode assustar por ter mais de 1000 páginas, mas quando começamos anos ambientar na trama, elas voam rapidamente. Recomendo a leitura para quem gosta de tramas ambientadas em guerras e curte um bom romance.
O mundo que (ainda) não terminou (1).
O Homem demorou milhões e milhões de anos para surgir e se desenvolver até o inadmissível estágio atual de inacreditavelmente começar a se autodestruir, arrastando consigo o generoso habitat que o gerou e o criou. Excetuando-se as civilizações mais unidas e argutas - como a japonesa, a americana, a canadense e algumas europeias -, o restante das civilizações do mundo, conscientemente ou não, está em plena degeneração. Não causa estranhamento que precursores dessa previsível hecatombe, cujo processo teve o início de sua intensificação no século passado com as guerras e revoluções que exterminaram dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo, tenham hoje papel fundamental em defesa da salvação ou preservação do planeta. Assim demonstram, enquanto civilizações, que aprenderam alguma importante lição com seus ambiciosos desvarios políticos do passado. E esses desatinos estão muito bem retratados de forma, apesar de romanceada, veridicamente históricas na trilogia literária do escritor britânico Ken Follett intitulada O Século, composta pelos livros Queda de Gigantes, Inverno do Mundo e Eternidade por um Fio. A trilogia acompanha o destino de cinco famílias de nacionalidades britânica (uma inglesa e uma galesa), alemã, russa e americana, ao longo do século XX, durante seus principais fatos e com seus mais espetaculares protagonistas históricos. O toque de genialidade de Follett está em conseguir estabelecer diálogos e convivências entre personagens reais e fictícios de forma extremamente natural e sem constrangimentos. Daí a necessidade de o leitor jamais se posicionar como lendo uma obra de História, apesar da pesquisa seriíssima do autor para expor os fatos históricos entremeados ao seu enredo. Seus relatos envolvem também uma expressiva riqueza de descrições sobre costumes, moda, mobiliário, transportes, movimentos sociais, músicas, economia, política, locais e personalidades prevalentes à época dos momentos da obra. Reflexos da Revolução Industrial que invadiram o início do Século XX acirraram disputas territoriais e políticas na Europa, despertaram a defesa dos direitos femininos e indispuseram a força trabalhadora contra a sua exploração pela aristocracia. No primeiro livro, corretamente intitulado Queda de Gigantes, as cinco famílias são convenientemente posicionadas nos principais países protagonistas da Primeira Guerra Mundial: Reino Unido, Alemanha, Rússia e Estados Unidos. Seus membros, oriundos de diversificadas classes sociais e culturais e diferentes correntes ideológicas, convivem e circulam num contexto pré-guerra e pré- revolucionário proporcionando-nos um conhecimento apropriado da conjuntura social, política e econômica da época. Nessa atmosfera histórica, com narrativa que cobre de 1911 até 1924, o autor consegue envolver-nos de forma rica e precisa na complexidade de acontecimentos que geraram esses conflitos armados. E leva-nos à indignação de constatar que a Primeira Guerra foi efetivada por absoluta intransigência pessoal, indecisão e acovardamento de líderes políticos - principalmente da Inglaterra - que trataram divergências de opinião de forma irresponsável, quando o conflito poderia ter sido evitado apenas nas negociações. Além da admirável luta pela implementação do voto feminino na Grã Bretanha, da guerra em si, do Tratado de Versalhes, da Liga das Nações, das descrições de personalidades como Lênin e Trotsky, do desenvolvimento de tecnologia bélica primária e do uso desumano de lança-chamas e gazes mortais, Follett arrasta-nos à também sanguinária revolução bolchevique na Rússia, revelando com espetacular crueza as barbaridades com a população antes e depois da derrubada do regime czarista. O Império Austro-húngaro e o Império Otomano, as principais batalhas ocorridas, as tentativas de paz, os avanços e recuos nos atrozes combates de trincheira, a frágil participação da França – como vítima – e a decisiva participação dos Estados Unidos ao entrar na conflagração, constroem um monumental romance onde, como sempre, fica assinalado que nas guerras não existem vencedores. Não só a narrativa vibrante, cheia de surpresas, perigos, paixões e sensualidade prende-nos à leitura, mas também a capacidade que o autor tem de envolver-nos na torcida por alguns personagens em especial. Com uma linguagem ágil e direta Ken Follett nos proporciona entender esta passagem histórica complexa, principalmente aqui no Brasil onde esse sórdido episódio é muito mal estudado nas escolas. Mas o principal, além do entretenimento e da preciosa aula de história, é que ele nos faz entender de forma definitiva que a violência, o radicalismo, o preconceito e a intolerância somente causam-nos perdas irrecuperáveis. Valdemir Martins
Envolvente!
Ao descrever a saga das famílias de diferentes origens, o autor apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista. Queda de gigantes retrata um mundo em rápida transformação, que nunca mais será o mesmo. Nele temos discussões sobre socialismo, os direitos das mulheres e a política da época são comuns,entre outros temas abordados, dando sempre duas visões sobre o assunto usando seus personagens. É um livro para ser lido aos poucos, a leitura cadenciada varia de ritmo e vai prender o leitor pela riqueza da pesquisa e pela prosa rica, e informativa. Louca para ler a continuação e sem dúvidas recomendo.
Opinião
Este primeiro livro da trilogia O Século tem um início não muito estimulante, o que pode fazer com que o leitor não se sinta muito preso a história. Isto se deve a uma necessidade do autor em caracterizar os arranjos familiares, personagens e o contexto histórico. Porém, da página 100 em diante o livro se torna bem empolgante, predendo bem o leitor. A riqueza de detalhes e o contexto, faz do livro uma ótima ferramenta para se aprender a história deste momento narrado (Primeira Guerra) de maneira divertida e prazerosa. Um excelente leitura para quem gosta deste perfil de livro.
Queda de Gigantes: Primeiro livro da trilogia O Século
EXCELENTE !!! Este primeiro livro da trilogia "O Século", tem como tenha principal a Primeira Guerra Mundial. Aborda seus aspectos políticos, suas principais batalhas, a vida diária dos cidadãos das nações envolvidas, com uma linguagem simples, que, nos permite entender está passagem histórica complexa. A técnica de mesclar ficção com fatos reais, característica de Ken Follet, mais uma vez cria uma obra que prende nossa atenção de princípio ao fim da história.
Sensacional!
Ainda não acabei de ler, mas estou verdadeiramente encantado com o livro. Uma bela estória que se desenrola num contexto histórico muito bem caracterizado, tornando a leitura não só um ótimo entretenimento, mas dando uma verdadeira aula de história ao repassar momentos importantes da humanidade. Não vejo a hora de partir para os outros dois livros da trilogia o Século.
Uma aula de história com enredo impecável!
E um livro muito bem escrito, abrangendo um contexto histórico importante para humanidade, entrelaçando os personagens com enredo de maneira impecável. O livromostra o horror da guerra, o ponto de vista de cada personagem desde a aristocracia e a classe trabalhadora.
Imperdível
Para mim o Ken Follett é um dos maiores autores desde "O Buraco da Agulha", seu primeiro romance. Follett vai ao fundo para escrever qualquer coisa. "Queda de Gigantes" é um livro absorvente e que mantem o leitor torcendo que não chegue ao final.
Uma viagem no tempo
Ken Follett mergulha numa Europa dividida por tratados e conchavos no início do século XX, criando um sensacional romance que narra a incoerência da guerra. O autor recria toda a ambientação que antecede à 1a Guerra Mundial, mesclando personagens históricos com personagens fictícios com uma capacidade técnica incrível, além de consistente pesquisa histórica . Se você gosta de um bom romance histórico repleto de encontros,amores, sensualidade, além de muita aventura e suspense, esse é um livro que recomendo. Estou ansiosa para ler os outros livros da trilogia.
É possível sentir o drama dos personagens!!
A escrita é excelente e a história envolvente. quando estou lendo, tenho a sensação que eu mesma estou inserida naquele ambiente, parece que sou eu quem estou passando pela situação, tão intrigante é a trama. Apesar de toda a parte da ficção, Ken Follett consegue trazer veracidade para sua obra, fazendo com que o leitor muitas vezes chegue até mesmo a acreditar que o que se passa em Queda de Gigantes possa realmente ter acontecido. Recomendo muito para quem gosta, ou tem interesse em fatos históricos.
Muito bom.
Srs. o livro é excelente a história é maravilhosa os personagens alguns reais outros de ficção, porem todos muito cativantes e interessantes saber da vida de cada um deles. O livro é nota 10,11 e muito bem escrito, alguns erros de digitação no meu ponto de vista não deveria existir, porem até entendo... tipo falta de atenção do profissional, afinal o preço do livro não é baixo alem disso o profissional designado para tal foi muito bem remunerado (mas isso foge da minha alçada). Mas se tratando no quesito texto, história inicio, meio,fim e criação de personagens e vidas dos mesmos o livro não deixa nada a desejar. Ótima escolha. Agora confesso aos srs. da até preguiça de ler o livro 2 kkkk.
Absolutamente sensacional
Simplesmente imperdível! Um panorama da primeira guerra mundial, sob uma perspectiva inteiramente diferente. Ken Follet nos leva através do tempo, desde o antes, descrevendo todo o clima nos principais países do mundo, o durante e fecha narrando acontecimentos históricos vividos por personagens fictícios convivendo com personagens históricos reais. A narrativa é empolgante, a trama dispensa qualificações, enfim, um livro que recomendo a todos.
Uma conexão surpreendente
O autor cria uma conexão sensacional entre personagens reais e fictícios. No livro temos 5 famílias completamente distintas mas que acabam se encontrando em algum momento da história. Em alguns pontos a leitura parece não fluir, mas quando a guerra começa é que tudo começa a se encaixar e ficar legal. Dentre as famílias, a Russa sem dúvida foi a que mais me chamou atenção e marcou a leitura.
Uma viagem no tempo surpreendente!!!! Adorei!
Minha melhor leitura em 2019. Não só ele, mas o livro 2 e 3 também são fantasticos. Uma viagem no tempo, com uma escrita super detalhada dos acontecimentos históricos. Muito envolvente! Não se deixe enganar pelas primeiras páginas que realmente são cansativas devido as apresentações das famílias. Depois apenas surpreenda-se com a história.
Maravilhoso.
Um livro histórico, cheio de aventura com personagens marcantes com a Ethel e Maud mulheres afrente de seu tempo na busca pelos seus direitos assim com outros personagens como Bill e o Grigori. A trama é envolvente do início ao fim com a mistura dos personagens reais e fictícios.♥️
Que livro!
É muito bom!!! Bendita hora que uma amiga recomendou sua leitura. O livro é muito gostoso de ler, possui história envolvente, com descrições diretas, personagens cativantes, sem contar o contexto histórico ao qual está inserido. Embora seja extenso, as páginas voam, nos perdemos no tempo. Vale a pena!
Livro excelente, história empolgante e envolvente.
Excelente livro. A trama é contagiante e empolgante. Os personagens são muito bem desenvolvidos e evoluem com a narrativa. Para aqueles que querem aprender um pouco de história é leitura fortemente recomendada. Pois, aprendemos os eventos e a visão dos protagonista reais por meio de personagens que 'vivenciaram' os fatos.
Dinamismo e cultura garantidos!!!
O modo que o autor insere os acontecimentos da época na rotina de diferentes famílias é impressionante. Embora seja um livro longo, a leitura é muito cativante e dinâmica. A cada página lida, mais eu queria ler. Um bom livro para quem busca adquirir cultura e conhecimento de forma empolgante!
O primeiro e o melhor
Primeiro livro da trilogua, na minha opinião a melhor. Se até hoje era difícil compreender a primeira GM, sugiro ler esta obra, nela, Follett nos leva em uma viagrm pelos bastidores de um conflito que envolveu o mundo no início do século XX, nos faz sentir atmosféra plitico e social que pairava no ar com a maestria que lhe é comum.
curto livro gigante
o livro é tao, bom, envolvente e tão bem tramado que as quase mil páginas escorrem pelas mãos. nunca fui fã de livros longos como este, pois normalmente são muito enrolados. Virei fã do autor, já estou no segundo livro - Inverno do mundo - e quando menos esperar, o livro acaba. Escritor fenomenal.
Queda de gigantes: primeiro livro da trilogia
Considero Ken Follet um escritor especial que em seus livros e narrativas, faz com que o leitor viaje na história de cada personagem, vivendo suas alegrias e dramas. Esta trilogia remete a períodos de dificuldade e atrocidades extremas da história mundial, prendendo totalmente nossa atenção aos fatos históricos e consequências. Vale a pena cada minuto de leitura e recomendo.
Pra quem gosta de ler
O livro tem MUITA história. Se você gosta da mistura de ficção com acontecimentos reais, vale a pena. Peca pela pornografia. Alguns capítulos são bem recheados. Não acho necessário. Mas... Boa leitura.
Um romance para entender parte da história mundial
Gostei! Ficou muito fácil de entender o que se passou na Primeira Guerra Mundial. Follett conseguiu unir de forma empolgante a vida de personagens fictícios aos fatos ocorridos no mundo naquela época. Minha sugestão é que o leitor imprima um mapa que retrate como era a Europa antes da guerra e outro depois. Facilita bastante a leitura.
MARAVILHOSO!!!
Ken Follet é desses autores que sabem escrever, sabem prender o leitor. Este é o primeiro livro da Trilogia do Século XX. Neste livro ele conta, a história da Primeira Guerra pela perspectiva de várias famílias, uma alemã, uma russa, duas inglesas (uma da aristocracia e uma da classe trabalhadora) e uma americana. Nos livros seguintes: Inverno do Mundo e Eternidade por um Fio, a história da Segunda Guerra e da Guerra Fria continua com os descentes das personagens do primeiro livro. É um romance histórico IMPERDÍVEL!
História e ficção
O livro é enorme, mas isso acaba sendo um fator positivo porque vc fica muito envolvido. É uma bela aula de história, mas no modo ficção. Os diálogos trazem diferentes visões e argumentos sobre a primeira guerra. Comecei a sequência.
começe por este
Estes três livros, Queda de gigantes, Inverno no Mundo e Eternidade por um Fio, considero os melhores que já li, começam antes da primeira guerra historia, vida de família Inglesa Alemã Americana e Russa, passando por pai filhos e netos uma visão de varias fazes de momentos importantes do mundo, quem tiver lido um livro tão bom ou melhor avise quero ler, nota a maior possível
1a. Guerra mundial
Maravilhoso. A narrativa de um amor maior que a guerra. Um conteúdo histórico sobre os costumes ingleses permeando a 1a. Guerra mundial.
Sensacional!
Aprendi mais sobre o início do século XX e a 1ª Guerra Mundial nesse livro, do que em toda a minha vida de estudante. Uma estória envolvente e bem contada, com personagens fascinantes, cujas vidas se misturam à história e aos personagens históricos. Maravilhoso livro!
Pura História
A Primeira Guerra nunca teve o mesmo espaço da segunda por diversos motivos óbvios: a maior dimensão global do conflito, o nível bárbaro de atrocidades, bomba atômica, holocausto, e mesmo a proximidade temporal com os dias de hoje. Entretanto, lendo este livro é possível entender que a Primeira Guerra "justifica" a Segunda, nela se encontram os motivos, os pecados originais que provocaram o segundo grande conflito. Tema histórico interessante com a narrativa romanceada de Ken Follett.
Fantástico
Queda de Gigantes é um livro gigante mas que parece pequeno. Follett consegue escrever uma história com várias personagens mas todos únicos e com uma certa conexão. Quando acaba de ler, e passa a ler outro livro, bate uma saudades das personagens e da forma de escrever de Follett.
releitura do século 20
Decidi ler a trilogia de Ken Follett para revisar a história do século 20, já que nesse século ocorreram 2 guerras mundiais, além do período conturbado da guerra fria EUA x União Soviética. Me surpreendi com as motivações e com os principais atores desta guerra. A narrativa e enredo desenvolvido por Follett é muito boa e prende a atenção!
Perfeito!
Difícil encontrar um romance histórico tão bom quanto "Queda de Gigantes"! Incrível a construção das personagens, seus relacionamentos e os dados históricos precisos e completos. Perfeito! Nada define melhor.
O que eu procurava.
O livro chegou amaçado e meu comentário de critica não foi aceito, mesmo assim, depois de lido, confesso que o amaçado não me incomodou e a história me agradou muito. O preço também ajudou a compensar. O livro começa contextualizando o momento e apresentando personagens, como deve ser, mas isso demora e acaba ficando chato. Só quando a guerra inicia de fato, é que tudo fica interessante. Os personagens não são tão marcantes como os do Martin, por exemplo, mas é possível se identificar com vários e ter interesse em acompanhá-los até o fim. Follet falha em alguns ponto: Alguns diálogos são fracos, algumas ideias forçadas e algumas descrições não ajudam, mesmo assim, isso não estraga a leitura, em geral a história é bem contada. O diferencia, e o que me levou a comprar o livro, é o gênero. O Romance Histórico proporciona uma experiencia impar, uma maneira diferente de se expor os fatos.
Muito bom.
Ainda estou lendo e adorando. Fico procurando encontrar brechas em meus afazeres para continuar a leitura. Acabo de fazer uma viagem pela Europa Central e Rússia e visitei os lugares principais onde a história se desenrola. O livro traz a história dos importantes acontecimentos do início do século XX, que mudaram o mundo. A história romanceada com personagens fictícios e reais fica atraente de ler e a gente se inteira da história com prazer. Recomendo e espero adquirir os demais livros da trilogia.
Excelente
Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li. Ken Follett consegue prender a atenção do leitor em cada página, misturando a história verídica com aspectos pessoais de personagens criados dentro do contexto da guerra. A sensação e de não querer parar de ler. Vale a pena.
Excelente!
Não entendo o motivo de essa trilogia ainda não ter virado um filme (ou série)! É empolgante desde a primeira página. Escrito com maestria.
queda de gigantes
Muito interessante a exposição do autor na analise dos fatos que culminaram com uma guerra que poderia e deveria ser evitada. A construção dos personagens foi muito bem feita e os diálogos com os personagens reais são muito interessantes, baseados, segundo o autor, em posições reais . Ja comecei o segundo livro da trilogia, com muita expectativa para saborear essa nova obra.
Ken Follet
Depois de ler outros três livros dele, comecei a achar algumas tramas repetitivas. A escrita é ótima e ele consegue colocar a história real na ficção muito bem
Realidade
O livro nos mostra os costumes, a vivência de uma época que só conhecemos como nos foi contado nos livros da escola. Usando de personagens fictícios no meio de acontecimentos reais, nos coloca dentro dos acontecimentos históricos, fazendo com que entendamos melhor o que foi a primeira guerra com diferentes visões: de russos, americanos e ingleses. Excelente, cativante, te prende do começo ao fim.
Muito envolvente e de fácil interpretação
Autor muito esclarecido, fácil de ler. História fiel envolvente com muitos fatos históricos e ficção na medida certa. Recomendo o livro e me tornei fã do autor. Agora vamos para o segundo da trilogia.
Um grande livro!
Ken Follett sempre me surpreende, por colocar fatos históricos de grande importância e significado em linguagem agradável de se ler. Suas obras sempre trazem grande dose de entretenimento e conhecimento. Excelente!
Ficção e realidade
É um ótimo guia lúdico da primeira guerra mundial. Pra quem nunca leu nada do autor, é um bom começo. Follet tem um gente ótimo de misturar ficção e realidade em seus romances. Não se intimide pelo número de páginas. O livro é tão envolvente que você nem vê passar.
Não é a toa que é um Best seller
Leitura que se faz devorando as páginas. Personagens extremamente tridimensionais e com um arco muito bem construído. Destaque para a mistura de fatos históricos e verdadeiros com a ficção. Imperdível!
Queda de gigantes
É o primeiro da trilogia. Também presenteei. O livro tem como pano de fundo a primeira grande guerra e o autor retrata com maestria o fato histórico costurando-o com romance e suspense.
Ótima entrega
Ainda não li o livro. Apenas gostaria de deixar registrado a velocidade impressionante da entrega. Recebi o livro em perfeitas condições e muito bem embalado em 48h. Parabéns a Amazon e equipe.
Ken Follet imbatível
incrível a narrativa, não dá para parar de ler, os personagens fictícios são factíveis inseridos no contexto histórico, uma grande leitura.
Aula de história
Uma bela contextualização da Primeira Guerra Mundial, com personagens muito interessantes. Difícil parar de ler, por isso reserve o início da leitura para um período de férias. E recomendo o ebook por conta do tamanho/peso da versão impressa.
Um livro a ser recomendado
Um obra muita boa inserida em um contexto histórico de grande turbulência e que marcou a profundamente a humanidade. O autor foi muito feliz ao navegar no tempo fazendo uma interação entre personagens históricos e fictícios.
Excelente!
Estou realmente adorando o livro. Personagens fictícios e reais se misturam em diversos locais e situações. Apesar de conhecer como a história real aconteceu na época, o livro é tão envolvente que me vejo acompanhando ansiosa as expectativas dos personagens, será? Será?
A melhor aula de História que jamais tive
O estilo do autor é irresistível e a malha que tece entre acontecimentos reais e fictícios é praticamente perfeita. Se eu tivesse lido esse livro no ginásio teria tido uma compreensão muito melhor dos primeiros anos do século XX do que todos os meus professores de história jamais conseguiram me mostrar. Altamente recomendado.
Fantástico, melhor da vida
Um dos melhores livros que li, a histórica é fantástica, o romance é encantador e com personagens concretos. O livro tem mais de 900 páginas de um enredo fluido, muito bem construído, li rapidinho. Virei fam de Ken Follet, ja comprei muitos outros livros dele.
Recomendo !
Como não gostar de Ken Follet? Ele nunca decepciona!
Século XX
Ken Follet é excelente em construir suas narrativas usando a história como estrutura para seus livros. Nessa trilogia o Século, este é o primeiro livro, usa muito bem o século XX. Imperdível.
Melhor livro que já li!!
Perfeito como o autor prende o leitor e não deixa monótono... Simplesmente maravilhoso o livro! Toda a trilogia, no caso.
Gostei e recomendo
Gostei e recomendo
Queda de Gigantes
Excelente, escrito de forma que se torna agradável ler. Uma maneira de conhecer os acontecimentos do passado sem se tornar massante. Fatos históricos em um enredo de romances.
Leitura delciosa
Além de informativa e educativa a leitura deste livro foi de um prazer idescritível. Recomendo este livro até para aqueles que dizem se entediar com romances (não são melosos), são reais e a guerra apesar de perversa também é representada de forma a entendermos seus encaminhamentos, interesses e desenrolar..
900 páginas que passam sem vc perceber
O que eu mais gosto é a forma leve e didática q o livro faz para contar um dos principais momentos da história recente do mundo: a Primeira Guerra Mundial. Os personagens são envolventes e, apesar de fictícios, estão bem inseridos no contexto real da época.
Fantástico
Li os dois primeiros livros da série e é cada um melhor que o outro.
Fascinante. Envolvente
Ken Follett é o melhor escritor. Suas histórias rendem as melhores leituras. É simplesmente sensacional
leia
Uma excelente leitura para quem gosta de história. Um ótimo balanço entre a realidade é a ficção, promovendo encontros entre personagens históricos e fictícios numa narrativa fluida e interessante.
Excelente
Ken Follet vem com um estilo mais politizado nesta trilogia, quem não gosta muito de política vai acabar gostando, embora o útlimo livro da trilogia seja o mais carregado de assuntos políticos.
Muito cansativo
Arrastado
Livraço!
Um enredo excelente, passando com maestria pelos principais eventos da história mundial.
Muito bom!!
História cativante que nos trás uma ideia muito legal de como era o início do século 20. Você fica vidrado e não consegue parar a leitura!!!
História
Capa do livro e conteúdo.
Sensacional
Maravilhoso. Muito bem escrito e traduzido. História fascinante onde mescla fatos reais (inicio da primeira guerra mundial) com romance. Recomendo.
Excelente livro para quem quer aprender história
O livro tem personagens fictícios e reais. Ao mesmo tempo que conta uma trama paralela, relata fatos históricos.
Excelente
Escritor de excelência.
Perfeito
Produto é fantastico, entrega dentro do prazo, embalagem perfeita, tudo perfeito.
O autor te prende do inicio ao fim do livro. Excelente livro!!!
Recomendo esse livro para quem gosta de história e conhece e também para os curiosos sobre história. Através de uma narrativa que não se perde ele te faz viajar pelos acontecimentos históricos, com personagens marcantes.
Fantástico
Um livro fantástico Achei que teria dificuldade devido ao tamanho,mas você rapidamente Livro mandatário para entender os fatos da 1 guerra mundial
Livro desejado
Adorei o livro, estava de olho nele há um tempão, tive a oportunidade de obter-lo em uma promoção. Estou muito feliz. Obrigada Amazon.😊💕📚
Muito bom!!!
Um dos melhores livros que li ultimamente, perfeito para amantes da historia do mundo, e para curiosos que não conhecem tanto a historia do século XX ainda
Muito bom
Adorei, realidade e ficção juntos. Uma história emocionante. Muitos personagens. Ótimo para entender como tudo aconteceu. Agora continuar com o volume 2.
Trilogia linda, super recomendo
Trilogia linda, maravilhosa, vale cada tempo lendo esses calhamaços. leiam, vcs vão amar.
Bom
No começo achei meio chato, mas não desistam é um bom livro.
História e ficção misturados de forma magistral
Livro muito bom de ler, bons personagens e um pano de fundo histórico muito bom
Excelente
Uma agradável aula de História a partir de uma ficção.
História da 1ª Guerra Mundial
Gostei muito do livro, é a história da 1ª Guerra Mundia, escrita de uma romanceada em que fica difícil parar de ler.
Dados históricos romanceados, nota 10!
Leio um pouco cada dia. Livro maravilhoso, me esclareceu muitos fatos sobre a 1a Guerra Mundial. É uma obra para ler novamente daqui a alguns anos.
Muito bom
Conta a história de uma forma interessante: a partir do ponto de vista de famílias da época. Um romance misturado com história que vale muito a pena!
Bom
Bom
Trilogia fantástica romanceando épocas incríveis da humanidade moderna
Trilogia fantástica romanceando épocas incríveis da humanidade moderna
Queda de Gigantes
Excelente livro sobre a primeira guerra. Primeiro livro da Trilogia do autor sobre as duas grandes guerras e a guerra fria Muito envolvente e chocante. Aconselho a todos que gostam de história
Viciante
Melhor no Kindle
Excelente!
O livro retrata a vida de pessoas comuns no cotexto da primeira guerra, considerando todos principais detalhes da época em suas histórias.
Queda de Gigantes
Ken Follett, é brilhante, o livro é um passeio pela historia da humanidade, fiquei maravilhada. Indicou esse livro para todos, acredito que dá para compararmos com a situação política dos nosso dias.
Excelente
Excelente para aqueles que querem entender melhor a primeira guerra mundial de uma maneira muito leve.
Excelente
Enredo envolvente. Personagens fictícios e reais que interagem com fatos importantes da história...recomendo a todos e leiam a sequência! Muito bom!
Excelente
Excelente relato da primeira Guerra Mundial através de um romance envolvente e cheio de detalhes históricos . Muito bem escrito
Imperdível
Este é o segundo que eu compro. Foi um presente. Já li a trilogia e achei fantástica!
Boa oportunidade de aprender sobre a primeira guerra
Na linha dos romances históricos, Queda de Gigantes ensina muito. Não é um primor enquanto literatura, mas diverte e informa. Estou lendo o segundo volume quase que de imediato.
Ken Follett
Sou um apreciador de Ken Follett, já alguns romances dele. Esse inicio da trilogia é sensacional. Quanto a capa protetora, eu a substitui pela LEV da Saraiva, que coube perfeitamente.Alem de ser mais em conta foi menos burocrático
O início de uma trilogia surpreendente
Livro maravilhoso que te prende do começo ao fim Mais uma vez Ken Follett me surpreendeu.
Excelente livro
Ainda estou lendo. É ótimo para rever a história da Europa, no século XX e os fatos que precederam a 1ª Guerra Mundial.
Gostei muito!!!
Achei a narrativa fluida, os personagens são cativantes e nos envolve com facilidade. Logo, a leitura correu de forma prazerosa e venci a quantidade de páginas sem perceber. ;)
Livro com falhas de impressão
O livro veio com várias páginas em branco.
Craque!
Amo ler todos os livros do Ken Follet.
Originalidade sem paralelo
Genial a ideia de trazer subjetividade de personagens fictícios a um conflito que, normalmente, é tratado apenas com a objetividade dos números e das aulas de história.
Estou completamente envolvida pelo livro!
Além de oferecer informações históricas preciosas de um período crucial do último século, a leitura é completamente envolvente. Os personagens são intensos e ricos e a forma como o autor envolve diferentes histórias, personagens e nacionalidades em um enredo complexo e, ao mesmo tempo, de fácil leitura é simplesmente admirável.
História incrível.
Livro TOP, com uma história fantástica nos explica o desenrolar da 1º guerra mundial.
Excelente!
Excelente! Empolgante do início ao fim. Ainda bem que tem mais dois livros da trilogia ainda para ler! Relembrei muitos fatos históricos que havia há muito estudado.
Para aprender História e nunca esquecer
Leio muito romance histórico, pois é a forma mais prazerosa de aprender sobre os acontecimentos passados. Mesmo se tratando de uma ficção, tudo gira em torno de fatos reais e a leitura flui fácil. A diplomacia pré Primeira Guerra e a revolução russa são as partes que mais me agradaram no livro.
Excelente
Um livro que cria extraordinárias tramas em torno de fatos históricos, o que prende o leitor da primeira à última página!
Relato histórico excelente
Não consegui parar de ler. Cada capitulo é mais envolvente que o outro. Recomendo a quem gosta de unir ficção e história.
ótimo livro
O livro mistura ficção com historia bem escrita além disso o autor consegue nos mostrar vários pontos de vista sobre a Primeira Guerra Mundial, além de apresentar vários aspectos sociais da época. O livro nos instigam a curiosidade para pesquisar mais sobre o assunto.
Empolgante
Historia te prende do inicio ao fim, não vejo a hora de começar a ler o segundo livro. 😮 😮
Quando escreveu ainda estava inspirado !
Não li muitas coisas de Ken Follett, este livro valeria muito a pena, se a sequencia tivesse sido entregue a contento... infelizmente o Inverno do Mundo (Livro 2) é uma farsa...
Ficção e Romance
Perfeito!!! Ficção e romance em meio a acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Além da primeira guerra mundial e revolução Russa
Preço do e-book
O livro é ótimo, mas quando vi que o livro físico na própria Amazon é mais barato que o e-book me senti enganado.
Ótimos livros
Excelente trilogia. História envolvente e bem fundamentada.
queda de gigantes
Gosto da narrativa deste autor , nos leva ao seculo e mais ainda ao lugar do acontecimento
Lazer com cultura
Fatos históricos embasando uma trama fictícia cheia de aventura e romance. Uma aula de história.
Uma aula de história com ficção!
Perfeito! Qualidade excepcional, entrega rápida, antes do prazo previsto!
Queda de Gigantes.
Ainda estou a ler e apreciando muitíssimo. Estou a recomendar aos meus amigos. A obra revela fatos da Primeira Guerra Mundial com bastante clareza.
Excelente
Leitura rápida e agradável. Ótimo para quem quer um livro de leitura simples, mas muito bem escrito. Peguei para ler sempre que tinha alguns minutos livres.
História com romance
Já conhecia outros livros do autor e este não decepcionou! O período histórico é muito rico e a 1ª Guerra teve consequências que marcaram a vida de milhões de pessoas. Estou ansiosa para começar a leitura do 2º livro da trilogia.
Livro incrível!
Livro muito envolvente e utiliza os fatos da época de forma sutil para atrair o leitor a acompanhar a história cada vez com mais fervor.
Excelente
Conciliando fatos históricos com ficção nos faz entrar na narrativa de forma maravilhosa. Fazendo assim que nós nos sintamos no período relatado vivenciando, junto com os personagens, os fatos históricos.
Leitura necessária
Ken Follett...... simplesmente imperdível....tem que ler....
Queda de Gigantes
O livro é uma verdadeira aula de história, escrito com muita qualidade, ond as tramas se tornam um tecido bem costurado e se encontrando, em uma sucessão de eventos cronológicos que prendem a atenção do leitor do começo ao fim. Muito bom.
Ótimo livro
Apesar de ser um romance fictício o autor conta sua história baseados em fatos históricos reais. É um ótimo romance que ensina muito sobre historia, e sobre o comportamento social e político da sociedade.
Leitura Fascinante
Para quem curte uma leitura que te prende o tempo todo, eis o livro certo.
Ótima leitura
Ótimo livro ! Combina harmoniosamente História e romance . Começa no período que antecedeu a 1ª Guerra Mundial , e vai avançando no tempo , contando histórias de personagens que viveram no cenário da Guerra
Queda dos gigantes
Muito bom !!!
Indescritível
Apenas de ser um livro extenso no tamanho, a leitura flui com muita naturalidade, não se tornando cansativo em momento nenhum.
Historia amor e realidade.
Excelente história. Bom para lembrar a armação da primeira grande guerra. A história de amor misturada com a realidade torna o livro um retorno estudo da nossa história.
Fantastico!!
Uma obra de arte!
Sir Follet mais Ken Follett do que nunca!
Realidade e ficção caminhando juntas nesta fantástica trilogia de Ken Follett.
Satisfação com a entrega
Muito bem embalado. Chegou em perfeito estado de conservação.
Sensacional
A maneira como o romance se desenvolve, tendo como pano de fundo a Primeira Grande Guerra, é viciante. Recomendo a todos.
Espetacular
Pesquisa histórica detalhada que é transmitida em meio a um romance interessantíssimo. Leitura de qualidade. !!! !!! !!! !!! !!!
Ótimo
Livro maravilhoso. Fogo nos fascistas.
Espetacular
O autor consegue passar pela história do início do século XX e, como dramas e romances pelo caminho, mostrar como foi de fato a queda dos impérios da Alemanha e Rússia. Espetacular!
Simplesmente perfeito.
Simplesmente perfeito.
Este primeiro livro é excelente.
A queda de gigantes é uma aula de como a primeira guerra mundial começou. Muito boa a trama do romance, ao lado da fidelidade histórica.
Fantástico
Que livro fantástico! O enredo bem construído sobre os fatos da época nos dão uma aula deliciosa de história! Mal posso esperar para ler o próximo!!
Fascinante
Magnífico roteiro
Cansativo
Leitura extremamente cansativa, com incontáveis personagens
Espetacular!
Excelente ficção histórica! Game of thrones do século XX. Impossível parar de ler. Recomendo fortemente toda a ótima trilogia. Imperdível.
Excelente
Trama envolvente, excelentes personagens! O livro retrata bem uma época e é muito bem escrito! Quano termina a vontade é logo começar o segundo volume!
Instrutivo.
Muito interessante. Romance e história bem fundamentada.
Ótimo livro.
Ótimo livro. Traz os fatos históricos mesclados com romances intensos. A personalidade de cada personagem nos leva ao que de fato eles sentem e vivem.
Muito bom!!!
A história é incrível, o enredo é fantástico. Ken Follett é mesmo um mestre um reunir fatos históricos com ficção. Recomendo a todos lerem pois é uma excelente leitura.
Vale a leitura
Trilogia espetacular! Recomendo nos envolve na saga dos personagens e ao mesmo tempo nos dá uma visão da história nos períodos em que corre!
Um livro que empolga e prende a atenção do leitor.
Sou fã de romances com ambientação baseada em lugares e fatos históricos. Nesta obra, Ken Follett elaborou uma narrativa bastante envolvente, com personagens marcantes onde a leitura flui de maneira satisfatória. Recomendo esta livro.
Super recomendo
Ótimo! Superou minhas espectativas!
Queda dos gigantes
Ainda não acabei de ler mas a história é interessante pelo período que aborda antes da primeira guerra, os desmando dos poderosos na Rússia , a vida duríssima dos mineiros na Inglaterra. Mas ainda falta muito para acabar.
Muito bom
Muito bom. Gostei muito. Gosto do estilo do autor e da condição de sua história. O autor narra fatos históricos que enriquecem a leitura.
a história do século
Ótimo. Aprende-se muito da história do século XX sem mesmo perceber. Um romance muito bem escrito, envolvente, mistura personagens reais e fictícios em um pano de fundo histórico.
História com romance
Adoro livros que mesclam informações históricas com romamce de leitura agradável. Talvez este seja o maior exemplo desse tipo de literatura que já caiu em minhas mãos.
Queda de gigantes
Fantástico mistura de ficção com fatos históricos têm-se aulas sobre o século XX de forma surpreendente ️amei o autor prende vc na leitura
Muito bom
Para quem gosta de história e quer não só entender o desenrolar dos fatos, mas também em que contexto e ambiente eles aconteceram. A história sem narrativas maçantes.
Recomendo!
Adorei a trama! Muito surpreendente! Muito interessante um romance policial no Havaí... a descrição dos lugares, ruas e ruelas são fantásticas!
Europa no início do século XX
Excelente leitura.
Super recomendo!!!
Excelente livro! Não consigo parar de ler
Livro emocionante
Livro emocionante, enredo muito bem escrito, contexto brilhante... não vejo a hora de começar a ler o próximo da história... recomendo...
Romance
Muito bom
máquina do tempo
como perceber o social a economia e a política em um romance espetacular, emocionante. acredito, pela riqueza de detalhes numa grande correlação com fatos reais.
Enfim entendi a primeira guerra mundial
Claro, inteligente, bem escrito! Mistura elementos ficcionais com a história, traçando um panorama amplo da Europa do começo do século xx.
Muito bom!
Excelente ficção histórica que nos leva para a primeira guerra mundial, através de personagens com diversas nacionalidades e diversos pontos de vista sobre o tema
Excelente
Essencial para os fãs de História e de uma boa leitura. Personagens fascinantes,cativantes e excepcionalmente complexos. Um retrato mágico de como a vida era no início do século XX.
Excelenete livro
Uma apresentação fascinante do início do século XX entrelaçada com o drama de diversas famílias em partes do mundo que de alguma forma acabam se entrelaçando.
Trilogia Ken Follett
Dispensa apresentação. Comecei no mês passado e estou gostando muito, não paro de ler. Recomendo!!!
Empolgante.
Ótimo livro, empolgante, uma história que prende do início ao fim, estou ansiosa para ler o livro 2. É perfeito!!
Adorei!
Nuca tinha lido nada do autor, adorei a leitura Ken Follett vai ter o cantinho dele agora na minha estante! E a entrega da amazon sempre rápida!
Ótimo
Muito bom, é difícil parar de ler. O autor soube misturar história e romance contando os dois lados da primeira guerra.
Sem sombra de dúvidas, o melhor livro que já li.
Que pena que tem apenas 900 paginas. Queria que fosse 5 mil... aprendi mais sobre a 1a guerra do que em todos os anos na escola. E vamos ao Inverno do Mundo....
Excelente
Ótima maneira de se aprender história a partir da Primeira Guerra. Ken Follet é um dos meus escritores preferidos. Recomendo a todos.